Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
 Virtual DJ


Total de visitas: 146940
→Iniciante Leia←

Sempre tem um início...

Ser DJ é um dom. Ninguém vira DJ de uma hora para outra simplesmente fazendo um curso.

Ser DJ é muito mais que isso. É responsabilidade musical, técnicas, conhecimento de som, estar antenado SEMPRE com o mundo musical e muita vontade de divertir... Os outros! rs

Lógico que o DJ se diverte (se souber fazer se diverte tanto quanto o público) mas a preocupação é com os outros.

Mas isso é um detalhe no início. Logo você percebe as suas responsabilidades.

O importante é saber se você quer ser DJ realmente ou apenas se interessa em colocar músicas no churrasco do quintal do amigo do seu primo, rsrs.

Um candidato a DJ consegue analisar a música, sentir a música e seus arranjos. Se emocionar, literalmente, quando uma batida, um vocal ou um arranjo tocar nos seus ouvidos.

É como se só você estivesse naquela dimensão. Você tenta explicar para seu amigo na balada o que a música te diz mas ele só se preocupa em dançá-la.

Músicas te lembram momentos, fazem você viajar em outros momentos... Você consegue analisar sentimento na batida. Consegue visualizar as feições da música. Você se sente um verdadeiro idiota porque só você vê isso na música

Vai para a balada e a primeira coisa que ouve é a virada mixada do Dj ou fica tentando descobrir qual será a próxima música ou ainda na virada descobre rápido qual está entrando. Faz questão d ever o DJ tocando enquanto seus amigos já estão na pista dançando.

E se emociona simplesmente quando o DJ pega o headphone, coloca o cd no CDJ ou o disco na MK2 e faz os movimentos de acerto do Pitch. Vai ao delírio em um scratch e aprecia cada mixagem bem feita, analisando não só a técnica, mas principalmente o sentido que aquele som te tocou.

Aí você olha para a piista de dança e se imagina não nela e sim naquela cabine de som.

Essa é a dimensão do DJ... Entenderam?

Então... Aí você já sabe que adora isso e que quer aprender a tocar. Daí vem a parte mais difícil, rsrsrs.Riso
...Se você não possuir um amigo que tenha a aparelhagem e possa te dar uma força nas primeiras técnicas aí complica.

É um aprendizado que requer, pelo menos no início, uma preocupação intensa e praticar bastante. Igual a aprender a dirigir. Nunca se esquece depois que aprende.

É um hobby caro. As aparelhagens hoje em dia não são baratas porque a tecnologia cresce a cada dia.

Vamos, por enquanto, chamar de hobby porque você está apenas começando ok?

Para começar eu sempre sugiro um curso para iniciantes. Procure cursos ministrados por DJs profissionais e veja o local do curso se possui uma aparelhagem coerente e uma estrutura de atendimento bacana. Tem muitos aproveitadores por aí...

Eu tive quem me ensinasse... Um DJ amigo me ensinou a fazer as mixagens, saber contar os compassos... Acertar o pitch.

Isso foi no início de 1991. Comecei a tocar em 1990 mas apenas fazia a troca das músicas. Apesar de fazer os cortes bacanas, não dá para ficar só nisso!

Depois que aprendi a mixar fui fazer o curso. Mas sugiro o contrário.

Lá no curso você vai aprender a contar os compassos, conhecer as viradas das músicas, pontos básicos de mixagens e logicamente aprender a operar os CDJs com seus recursos.

Se for um curso muito bom você vai aprender a tocar nas MK2 ou mais recentes, que são os toca-discos profissionais. Vai aprender lances de equalização, que são muitos importantes. Muitos DJs não possuem essa técnica e como hoje a internet corrompe a qualidade dos arquivos, infelizmente a próxima música que vai entrar não terá a mesma qualidade da que estava tocando. Daí o som fica distorcendo e o DJ não sabe nem por onde começar e muitos, acreditem, nem sentem essa distorção.

Música mecânica nem sempre tem operador de som como os PAs de música ao vivo... Logo é muito interessante aprender pelo menos o básico em equalização sonora e até mesmo instalação dos equipamentos....Riso
...Do que tem de DJ que fica apavorado ao perceber que o som não está saindo... Muita svezes é apenas uma conexão com mal contato e coloca tudo a perder.

Detalhes à parte... No curso você vai aprender a tocar. Porém é necessário praticar nesse início porque nessa prática você vai adquirindo sua personalidade musical, vai ganhando confiança nos acertos e o melhor: Vai saber realmente que estilo musical mais aprecia para tocar!

Mas o DJ não é apenas técnica nos equipamentos. É muito mais que isso.

É uma dedicação em conhecer os estilos musicais, ficar antenado no que está tocando, experimentar novos estilos e principalmente conhecer a música em si. Ao conhecer a música em si você sabe perfeitamente quais as melhores partes para a mixagem sair perfeita.

Também não adianta saber o que está tocando nas rádios ou nas boates e ter as músicas na case se não consegue tocá-las adequadamente e na hora certa. Misturar ritmos ou se perder na pista é reflexo disso.

Mas o grande mal é ficar preso às músicas que possui. Comprar ou baixar as músicas e dizer que as tem para tocar é muito fácil porém te rotula apenas como ponte, um caminho entre a música e o ouvinte.

Experimenta inovar. Use seu senso crítico para saber reconhecer músicas que podem agitar aquela pista mas que só você a conhece. Tente fazer um sucesso e não simplesmente usar o sucesso dos outros.

Inovar na pista é renovar seu profissionalismo. Só usar sucessos dos outros é ser apenas um espelho de imagem distorcida.

Para isso você precisa conhecer as músicas conforme eu já falei... Garimpar músicas em discos ou na internet. Faça dos seus ouvidos um laboratório e da sua intuição um trampolim para ser diferente.

A inovação na pista de dança te oferece um diferencial. É absurdamente chato aquele DJ básico que toca sempre as mesmas músicas nos sets específicos e sempre os mesmos sets. Preguiça para inovar é fatal na vida de um DJ... Riso
Mas essa preguiça e suas consequências são as referências para se saber quem é bom ou quem é apenas um "trocador de músicas".

Já foi época que festas terminavam o rock anos 60... La Bamba e Jive Bunny.Twist and Shout no máximo. E no set de anos 70 tem apenas as básicas YMCA, Macho man, I will survive e Let´s groove. Celebration no máximo.

É muito mais que isso.

Treino. Muito treino e dedicação. Demora um pouco mas se consegue.

A partir do momento que você amadurece esse lado prático vai parcebendo que o aprendizado é intenso. A cada música ou a cada estilo você aprende algo como batidas, arranjos, pontos de mixagem, características específicas do estilo como BPM (batidas por minuto).

Quando tudo parece ótimo você começa a perceber os diiferentes estilos dos remixes de DJs famosos como Benny Benassi, DJ Tiesto... E vai absorvendo o que mais te interessa e agrada.

Isso se chama Personalidade Musical. O DJ quando consegue chegar a esse ponto já pode sonhar com o sucesso.

Um exemplo disso está em um dos mais famosos DJs brasileiros. Marcelo Mansur, o Memê.

Quando se ouve um remix dele é possível sentir os arranjos, a forma como ele faz que é peculiar a todos os remixes. A pessoa, quando bem informada, é capaz de dizer que aquele remix foi feito por ele sem saber o autor.

É por essas e outras que o DJ deixou de ser marginalizado como um vagabundo que toca em festas e trabalha na noite. Ao longo dos anos os DJs foram valorizados pela técnica e principalmente pela personalidade musical.

Hoje somos capazes de levantar uma festa falida. Fazemos eventos virarem grandes sucessos. Conseguimos montar nosso público cativo nas boates e assim valorizá-las como point de sucesso..Riso
Não é só isso... DJs são responsáveis por análises musicais diversas, remixes de músicas para gravadoras, gravam discos com suas próprias produções, trilhas sonoras de desfiles ou promoção de produtos na mídia e até trilhas sonoras de filmes.

Participam ativamente de shows diversos. Muitos artistas já se renderam ao som do DJ e ao visual proporcionado. Se liga... CDjs, MK2, scratches, performances iradas, movimentos técnicos... Impressiona né não?

E no auge de sucesso, são capazes de levar multidões aos seus shows individuais.

Adrenalina pura!!!

Por isso que costumo dizer: DJ se diverte. Divertindo as pessoas.Fixe
Criar um Site Grátis  |  Crear una Página Web Gratis  |  Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net